RELATÓRIO: Parte 3 - Descrevendo e Calculando

Parte 3 - Descrevendo e Calculando

(a) Descreva os materiais utilizados na construção dos aviões;

  •          Folha papel sulfite A4;
  •          Régua;

(b) Descreva passo a passo como você constrói seu avião de papel (tempo e distância);

Avião 1 (Distância)
Obs: Testes realizados na Parte 2, item (b), Avião de distância, coluna “Avião 1”;

Avião 2 (Tempo)
Obs: Testes realizados na Parte 2, item (b), Avião de tempo, coluna “Avião 2”;

 (c) Quais as diferenças básicas entre o avião de distância e o de tempo?


Diferenças

Avião de Distância
Avião de Tempo
Asas
Na maioria, curtas e curvadas para maior aerodinâmica do avião, permitindo-o ir mais longe.
Na maioria, longas para maior resistência do ar, fazendo com que o avião permaneça mais tempo no ar.
Bico
Na maioria, em forma de triângulo, possibilitando maior aerodinâmica.
Na maioria, reto, possibilitando uma maior resistência do ar, o que permite que o avião fique mais tempo no ar.

(d) Liste dificuldades e soluções implementadas no projeto;
Para realizar esse projeto, tivemos dificuldades ao escolher qual avião utilizar, tanto para tempo como para distância, e após essa escolha tivemos dificuldades para refazer os aviões, pois conhecemos os mesmo a partir de vídeos disponíveis na internet. E por fim, tivemos dificuldades ao fazer o lançamento dos aviões, não sabíamos se era necessária força ou “jeito” para que o avião voasse mais longe ou permanecesse por mais tempo no ar.
Para solucionar a primeira dificuldade citada, assistimos a muitos vídeos de como fazer aviões (tempo e distância), refizemos eles muitas vezes e testamos, e escolhemos o que deu melhor resultado tanto para tempo quanto para distância. Para acabar com a segunda dificuldade fizemos e refizemos muitas vezes o avião, pois quanto mais praticássemos melhor o avião ficaria, e também ao praticar bastante ficamos “espertos” ao fazê-los, ou seja, ficamos rápidos para fazê-los. E para solucionar a última dificuldade também se bastou realizar muitos testes, ora botando muita força nos lançamentos, ora botando pouca força, mas sim colocando mira nos aviões, fomos fazendo as substituições necessárias na maneira de lança-los até que chegamos a resultados satisfatórios.

(e) Determine a massa e o peso dos aviões de tempo e distância;

Massa
Peso
Distância
0,05 kg
Distância
0,49 N
Tempo
0,05 kg
Tempo
0,49 N

(f) Exemplifique as 3 leis de Newton através do seu projeto;
1° Lei de Newton: Princípio da Inércia. O projeto do avião de papel está relacionado com essa lei, pois enquanto nenhuma força for aplicada sobre o avião (ao lança-lo), ele não irá se deslocar.
2° Lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica. O projeto do avião de papel está relacionado com essa lei, pois quanto maior a força exercida no lançamento do avião maior será o deslocamento do mesmo, ou seja, quanto maior a força maior será distância que o avião alcançará.
3° Lei de Newton: Ação e Reação. O projeto do avião de papel está relacionado com essa lei, pois quando há uma ação, nesse caso a aplicação de força no lançamento do avião, haverá uma reação, e nesse caso a reação será o deslocamento do avião, ou seja, para o avião poder voar é necessária a aplicação de uma força sobre ele (ação) e após isso o mesmo irá se deslocar (reação).

(g) Conclua o projeto;
Para a realização desse projeto foram propostos três objetivos. O primeiro deles era de construir um avião para tempo e outro avião para distância. O segundo objetivo era de aprender algo realizando o projeto. E por fim, o ultimo objetivo era o comprimento de metas.
Nosso grupo foi capaz de construir os dois aviões, sendo um para tempo e o outro para distância. Na realização dos mesmos, aprendemos que a resistência do ar tem um papel muito importante para que o avião voe uma boa distância ou fique por um bom tempo planando, aprendemos também que lançar o avião de distancia com bastante força é essencial para que ele consiga atingir uma boa distância. A meta proposta para o avião de tempo era de ele permanecer por 7s no ar (voando), e a meta para o de distância era passar a metade da quadra, fomos capazes de atingir a meta tanto para o avião de tempo como para o de distância.

Postar um comentário

CodeNirvana
Newer Posts Older Posts
© Copyright Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top