Parte 3 - Descrevendo e Calculando
(a) Descreva os materiais utilizados
na construção dos aviões;
- Folha papel sulfite A4;
- Régua;
(b) Descreva passo a passo como você
constrói seu avião de papel (tempo e distância);
Avião 1
(Distância)
Obs: Testes realizados na Parte 2, item
(b), Avião de distância, coluna “Avião 1”;
Avião 2
(Tempo)
Obs: Testes realizados na Parte 2, item
(b), Avião de tempo, coluna “Avião 2”;
(c) Quais as
diferenças básicas entre o avião de distância e o de tempo?
Diferenças
|
||
Avião de Distância
|
Avião de Tempo
|
|
Asas
|
Na maioria, curtas e
curvadas para maior aerodinâmica do avião, permitindo-o ir mais longe.
|
Na maioria, longas para
maior resistência do ar, fazendo com que o avião permaneça mais tempo no ar.
|
Bico
|
Na maioria, em forma de
triângulo, possibilitando maior aerodinâmica.
|
Na maioria, reto,
possibilitando uma maior resistência do ar, o que permite que o avião fique
mais tempo no ar.
|
(d) Liste dificuldades e soluções
implementadas no projeto;
Para
realizar esse projeto, tivemos dificuldades ao escolher qual avião utilizar,
tanto para tempo como para distância, e após essa escolha tivemos dificuldades
para refazer os aviões, pois conhecemos os mesmo a partir de vídeos disponíveis
na internet. E por fim, tivemos dificuldades ao fazer o lançamento dos aviões,
não sabíamos se era necessária força ou “jeito” para que o avião voasse mais
longe ou permanecesse por mais tempo no ar.
Para
solucionar a primeira dificuldade citada, assistimos a muitos vídeos de como
fazer aviões (tempo e distância), refizemos eles muitas vezes e testamos, e
escolhemos o que deu melhor resultado tanto para tempo quanto para distância.
Para acabar com a segunda dificuldade fizemos e refizemos muitas vezes o avião,
pois quanto mais praticássemos melhor o avião ficaria, e também ao praticar
bastante ficamos “espertos” ao fazê-los, ou seja, ficamos rápidos para
fazê-los. E para solucionar a última dificuldade também se bastou realizar
muitos testes, ora botando muita força nos lançamentos, ora botando pouca
força, mas sim colocando mira nos aviões, fomos fazendo as substituições
necessárias na maneira de lança-los até que chegamos a resultados
satisfatórios.
(e) Determine a massa e o peso dos
aviões de tempo e distância;
Massa
|
Peso
|
||
Distância
|
0,05 kg
|
Distância
|
0,49 N
|
Tempo
|
0,05 kg
|
Tempo
|
0,49 N
|
(f) Exemplifique as 3 leis de Newton
através do seu projeto;
1° Lei de
Newton: Princípio da Inércia. O projeto do avião de papel está relacionado com
essa lei, pois enquanto nenhuma força for aplicada sobre o avião (ao lança-lo),
ele não irá se deslocar.
2° Lei de
Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica. O projeto do avião de papel está
relacionado com essa lei, pois quanto maior a força exercida no lançamento do
avião maior será o deslocamento do mesmo, ou seja, quanto maior a força maior
será distância que o avião alcançará.
3° Lei de
Newton: Ação e Reação. O projeto do avião de papel está relacionado com essa
lei, pois quando há uma ação, nesse caso a aplicação de força no lançamento do
avião, haverá uma reação, e nesse caso a reação será o deslocamento do avião,
ou seja, para o avião poder voar é necessária a aplicação de uma força sobre
ele (ação) e após isso o mesmo irá se deslocar (reação).
(g) Conclua o projeto;
Para a
realização desse projeto foram propostos três objetivos. O primeiro deles era
de construir um avião para tempo e outro avião para distância. O segundo
objetivo era de aprender algo realizando o projeto. E por fim, o ultimo
objetivo era o comprimento de metas.
Nosso grupo
foi capaz de construir os dois aviões, sendo um para tempo e o outro para
distância. Na realização dos mesmos, aprendemos que a resistência do ar tem um papel
muito importante para que o avião voe uma boa distância ou fique por um bom
tempo planando, aprendemos também que lançar o avião de distancia com bastante
força é essencial para que ele consiga atingir uma boa distância. A meta
proposta para o avião de tempo era de ele permanecer por 7s no ar (voando), e a
meta para o de distância era passar a metade da quadra, fomos capazes de
atingir a meta tanto para o avião de tempo como para o de distância.



Postar um comentário