Wernher von Braun

Wernher von
Braun foi um dos mais importantes especialistas em armas alemã a trabalhar em
foguetes e propulsão a jato nos EUA após a Segunda Guerra Mundial. Ele
desaprovou o uso militar do foguete e se entregou voluntariamente às tropas
americanas em 1945, onde se tornou diretor da “Army Ballistic Missile Agency” (ABMA)
no Alabama.
Engenheiro
e especialista em foguetes Wernher von Braun nasceu em Wirsitz, Alemanha (atual
Wyrzysk, Polônia) em 23 de março de 1912, em uma família rica. Von Braun foi
matriculado no Instituto de Tecnologia de Berlim no final de 1920, e se formou
com um diploma de bacharel em engenharia mecânica em 1932. Em seguida, ele se
matriculou na Universidade de Berlim para estudar física. Enquanto completava
seus estudos de pós-graduação, von Braun realizou uma pesquisa em profundidade
sobre foguetes, pela recebeu uma bolsa do Departamento de Material Bélico da
Alemanha. A bolsa financiava a investigação de von Braun em uma estação de pesquisa
não muito longe de Berlim. Em 1934, ele obteve um doutorado em física pela
Universidade de Berlim. Nesse mesmo ano, von Braun liderou um grupo que lançou
com sucesso dois foguetes de combustível líquido a mais de 1,5 milhas
(aproximadamente 2,5 km).
No início
dos anos 1940 de moveu para uma nova instalação em Peenemüde, nordeste da
Alemanha, conseguiu novamente lançar foguetes com sucesso e criou o míssil
supersônico anti-aeronaves Wasserfall e o míssil balístico A-4, que ficou conhecido
posteriormente como V-2, que significa “Vengeance Weapon 2” (Arma de Vingança
2). Adolf Hitler logo se interessou em utilizar o míssil para fins militares,
von Braun se recusou a cooperar, mas mesmo sem sua aprovação o míssil foi usado
pelas forças alemãs contra a Inglaterra em 1944.
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Um foguete V-2 no centro de testes
de Peenemünde em 1942.
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Em 1945 von
Braun e todo sua “equipe de foguetes” se entregaram voluntariamente às tropas
americanas. Assinando um contrato de um ano com o exercido dos Estados Unidos,
von Braun foi levado para América, onde eventualmente se tornou diretor da “Army
Ballistic Missile Agency” (ABMA), lá ele foi o principal responsável pela fabricação
e lançamento do primeiro satélite artificial Norte americano, o Explorer I, em
1958.
A NASA
inaugurou o “Marshall Space Flight Center” e a equipe de desenvolvimento da
ABMA liderada por von Braun foi transferida para a NASA. De 1960 a 1970 von
Braun desenvolveu os veículos espaciais Saturno IB e Saturno V, assim como o
Saturno I, foguete que lançou a tripulação da Apolo 11, conhecida por ser a
primeira tripulação a pisar na lua.
Von Braun
morreu em 16 de junho de 1977. Ao longo de sua longa carreira, von Braun
recebeu várias condecorações norte-americanas, bem como prêmios de sociedades
profissionais em todo o mundo. Ele foi autor e co-autor de várias obras sobre a
ciência de foguetes e física.
Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wernher_von_Braun (Visualizado em 26/05/2015)
http://www.biography.com/people/wernher-von-braun-9224912 (Visualizado em 26/05/2015)
Sergei Korolev
Sergei Korolev com o glider BICh-8 em Moscow, 1931. |
Sergei
Pavlovich Korolev (em russo: Серге́й Па́влович Королёв) nasceu em 30 de dezembro
de 1906 na cidade de Jitomir, atual Ucrânia, na família de um professor de
Russo.
Em 1922,
com a cidade ainda se recuperando de uma guerra civil, Sergei Korolev passou
nos exames de qualificação na escola de contrução Odessa. Ai ele encontrou sua
futura esposa, Kseniya Vincentini. A escola Odessa dava a seus graduados o privilégio
de entrar nas faculdades sem a necessidade de um exame de entrada. Na época,
Sergei já estava interessado em aviação, provavelmente influenciado por ser
padrasto, um engenheiro. Dois anos depois, entrou no Instituto Politécnico de
Kiev, onde se aliou a entusiastas de planadores. Em 1926 se transferiu para a
Universidade Técnica Estatal Bauman de Moscou (MVTU).
Concluiu
seus estudos na MVTU em 1929. Em 1931 entrou no Instituto de Hidrodinâmica e
Central Aérea (TsAGI). Em seguida, em julho de 1932, Korolev foi escolhido
chefe do grupo de pesquisa em propulsão do jato (GIRD), um dos centros de
pesquisas em desenvolvimento de foguetes mais modernos da URSS. Em 1933, o
grupo reorganizou o instituto de pesquisa em propulsão do jato (RNII), onde
Korolev se tornou chefe. Nela, o engenheiro conduziu o desenvolvimento de um
planador equipado de foguete e de mísseis de cruzeiro.
No período
de grandes expulsões feita por Josef Stalin, Korolev foi preso e levado para um
acampamento em Gulag, na Sibéria, em 27 de junho de 1938. Em março de 1940
Korolev retornou a Moscou e foi levado à prisão de Butyrskaya. Em 10 de julho
do mesmo ano, uma comissão especial liderada por Lavrenti Beria, chefe da
polícia secreta de Stalin, sentenciou Korolev a oito anos de trabalhos forçados
em acampamento, acusado por sabotagem. Porém, em setembro, ele foi transferido
para o sharashka, um departamento de projeto de aviação na prisão. Era chamado
oficialmente de KB-29. Ao mesmo departamento foi levado Andrei Tupolev, também
prisioneiro em Gulag.
Em 8 de
setembro de 1945, Korolev viajou a Alemanha para a avaliação e restauração dos
mísseis balísticos V-2. Em agosto de 1946, ainda na Alemanha, Korolev foi
nomeado chefe de um departamento no NII-88, criado recentemente em Podlipki,
nordeste de Moscou. A organização era responsável pelo desenvolvimento e
produção industrial do míssil, baseado na tecnologia do V-2 alemão. Korolev
conduziu o desenvolvimento de diversas gerações de satélites lançados por
mísseis balísticos, de veículos de lançamento com fins científicos, militares e
de comunicações. Ele também desenvolveu projetos de exploração interplanetária
e equipou as naves espaciais soviéticas. Ele morreu no auge de sua carreira, em
14 de janeiro de 1966, em decorrência de uma operação cirúrgica para a retirada
de pólipos hemorrágicos de seu intestino.
Referência:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sergei_Korolev (Visualizado em 26/05/2015)
http://www.russianspaceweb.com/korolev.html (Visualizado em 26/05/2015)
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