A Escola de Economia e Ciências
Políticas de Londres, na Inglaterra, publicou um estudo que vai fazer muito
professor repensar sua atitude em sala de aula. De acordo com a pesquisa, que
avaliou estudantes de 16 anos de escolas de quatro cidades inglesas, as notas
dos alunos proibidos de usar smartphones aumentaram em 6,4%.
No Reino Unido, e segundo dados
de 2012, 90,3% dos adolescentes possuíam celulares. Nos EUA, o número ficou em
73%. Segundo os pesquisadores, espera-se que a melhoria de performance seja
repetida também nas escolas estadunidenses se a medida de controle for adotada.
“Descobrimos que o impacto do
banimento dos telefones, para esses estudantes, foi o equivalente a uma hora
adicional de estudos por semana, o que significa um aumento no ano letivo de
cinco dias”, explicam os cientistas. Alunos com fixa etária de 14 anos também
foram avaliados, mas não foram afetados de forma significativa pelo abandono do
celular. “Isso pode ter acontecido devido ao fato de que o uso dos telefones é
baixo dentre esse grupo", diz o documento.
O uso da tecnologia móvel não é dispensado
enquanto plataforma capaz de implementar tarefas escolares. Uma metodologia
adequada de ensino, porém, é que deve ser pensada. “Não descartamos a utilidade
dos celulares e outros tipos de tecnologia na escola desde que o uso seja
devidamente estruturado”, concluem os pesquisadores.
FONTE(S)
IMAGEN(S)
Retirado
(no dia 14/05/2015) de: http://www.tecmundo.com.br/educacao/79887-quer-aumentar-notas-escola-entao-deixe-usar-celular-diz-estudo.htm
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